Fortaleza / CE - domingo, 18 de novembro de 2018

Dr. Henrique da Mota, MD, AFSA – CREMEC 6090


O Dr. Henrique da Mota é um renomado especialista em doenças da coluna vertebral e articulações no Brasil. Descendente de uma família que há quase dois séculos tem exercido de forma contínua a arte médica.


É formado em medicina na Universidade Federal do Ceará (1994). Especializou-se, inicialmente, em Traumatologia e Ortopedia, em um dos maiores hospitais de trauma do país (1995-1998) e aprofundou-se nas patologias da coluna e articulações nos maiores centros franceses da especialidade (1999-2001), obtendo a titulação máxima da especialidade (AFSA) pela Universidade de Lyon, seguindo para aprofundamentos na Universidade de  Bordeaux e na Universidade de Strasbourg, tornou-se membro da seleta Sociedade Francesa de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, sendo um dos poucos estrangeiros a integrá-la.

De volta ao Brasil em 2002, iniciou suas atividades clínicas na cidade de Fortaleza, integrando o corpo clínico do Hospital MonteKlinikum, onde, além das atividades clássicas de cirurgia de coluna e articulações, de forma pioneira, passou aplicar as técnicas inovadoras no controle das dores, atraindo pacientes de todas as regiões do país, que vem em busca de uma solução para dores crônicas intratáveis pelos métodos convencionais, sendo assim uma referência nacional de sua especialidade.  

Além de suas qualidades profissionais como médico, o Dr Henrique da Mota é estudioso de história da medicina e de história antiga e medieval, línguas indo-européias e de línguas antigas como grego, latim, árabe clássico e sânscrito, com Mestrado em tradução de Grego Clássico de textos da medicina hipocrática.

Curriculum Vitae resumido

 

  • Especialista Diplomado em Ortopedia e Traumatologia pela Université Claude Bernard - Lyon 1 – França.
  • Residência em Ortopedia no Pavillon T do Centre Hospitalier Universitaire Edouard Herriot - Lyon - França.
  • Residência em Cirurgia da Coluna Vertebral no Centre Medico-Chirurgical Des Massues – Lyon - França.
  • Membro da Societé Française de Chirurgie Orthopédique et Traumatologique - SOFCOT.
  • Especialização em Cirurgias Ligamentares e Artroplastia da Coluna Vertebral. Clinique Saint Martin – Pessac - França.
  • Especialização em Cirurgias Mini-invasivas com uso de Laser e Radiofrequência. CHU Pellegrin – Université de Bordeaux - França.
  • Fellow-Research em Biomecânica da Coluna Vertebral. Centre Des Massues - Lyon - França
  • Especialização em Medicina Intervencionista da Coluna. Hôpital Civil – Université Louis Pasteur – Strasbourg – França.
  • Especialização em Neuroestimulação Medular. Université de Lyon - Hôpital Neurologique et Neurochirurgical Pierre Wertheimer - Lyon - França.